segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AMIGOS



Difícil querer definir amigo.


Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.


Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas.


É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu.


É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você.


É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.


É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir".


É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas.


É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.


Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chop, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas.


É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem sabia que buscava.


Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas.


É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse olhando em seus olhos. Amigo é multimídia. Olhos... amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática.


É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo.


É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior.


É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.


Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação: amigo é quem te ama "e ponto".


É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.


Vinícius de Moraes


(Em homenagem a este grupo que mesmo silencioso se mantém unido e passa por aqui.)

14 comentários:

Branca disse...

Esta é uma homenagem a todos vós que estais aqui,muito particularmente à sensibilidade persistente do João que no último post veio matar saudades com um bonito poema de amizade. Esta é a retribuição.

Aproveito também para vos dizer que o Jorge Henriques vai ser de novo operado ao fígado ao fim de um ano e um mês, mais precisamente no dia 2 de Setembro.
Esta é também uma dedicatória a ele, que foi um fiel seguidor do Salvador e que lá foi buscar muitas forças e que sei que de vez em quando nos lê e porque nós desistimos e ele não, aqui lhe deixo a nossa gratidão e a nossa força.

Andei com os meus problemas mas não desisto de vós.
Breve escreverei a todos.

Beijinhos
Branca

Joana Freud... disse...

Amigos queridos,

Belíssimo e mais que pertinente poema nos deixou o Mais Velho com a sua sensibilidade tão especial.
Belíssimo este que nos dá a Branca na sua generosidade imensa.

Ao Jorge desejo que a operação seja um verdadeiro sucesso e peço a Jesus que alivie o seu sofrimento.

E, para aligeirar e por ser verdade, gostei muito da parte da «mesa de chop» do Vinicius.
Vamos ao escritório de Alcântara?

Abraço-vos com o coração.
Agora não se aguentam beijinhos quentinhos...

Joana

Anónimo disse...

Boa Tarde PaROQUIA

Acabado de chegar de umas optimas e longas férias, aqui estou de novo para agradecer o lindo poema da MUSA BRANCA(aliás como são todos os que nos trás) e á MUSA JOANA pelas tambem sempre simpáticas palavras que me dedica.......
E hoje especialmente para o JORGE com a certeza de que tudo vai correr pelo melhor,dada a sua grande força e por ser operado no dia de anos do meu filho Lourenço.
Quanto á minha querida MUSA BRANCA acredito e tenho a certeza que já ultrapassou todos os seus problemas pessoais, e quem não os tem?

Hoje estou desinspirado mas prometo voltar em breve.

BEIJINHOS E ABRAÇOS PARA TODOS,do mais velho.

João Ventura

Branca disse...

Boa noite amigos, fiquei tão feliz por ver alguma vitalidade nesta Paróquia, por reler o João de quem tenho muitas saudades e do seu mano Locomotiva.

Pedro lembro-me tantas vezes de si, sei como o mundo do trabalho está feroz, mas sinto falta das suas graças, da sua amizade.

Espero um dia destes vê-los aparecer aqui a todos.
Sei que este espaço pode não durar para sempre, mas será sempre o nosso ponto de encontro, mesmo que não nos vejamos muito tempo ou que nem sempre possamos passar por cá.

Gostava de saber notícias da querida e terna Isabel.
Espero que esteja tudo bem com ela.
Mea Culpa que não tenho escrito a ninguém, mas aos poucos lá irei.

Deixo-vos beijinhos.
Branca

Anónimo disse...

Olá a Todos Branca vi a sua mensagem no telefone quando ainda estava de férias.Regressei hoje e com esta vida de emails por responder, situações por resolver confesso que me sinto consumido por esta vida de andarmos a correr e tentar fazer pela vida , mas será que valerá a pena?

Tem de haver um equilibrio parar e pensar e não o tenho feito.

Enfim do mal o menos estou ciente do caminho certo , e vou parar para vir escrever visitá-los e estar com a Branca e Joana.

A nossa amizade tenham a certeza é muito sólida , e nunca me esquecerei como tantas vezes dizia vocês são um Mar de Gente Boa uns certamente por menos tempo aparecem menos

Bjs e até sempre

Pedro

Branca disse...

É com alegria que vejo aqui de novo o estilo inconfundível e sempre amigo do nosso Pedro, que apesar da correria não deixa de ser o ser bonito que é.
Eu também me penalizo pelo mesmo, mas não há como fugir a esta crise e às exigências do mundo do trabalho e por isso muitas vezes quando tento vir à noite ao computador acabo por adormecer sentada, :).

Deixo beijinhos para todos.
Vão dando notícias.
Branca

Anónimo disse...

Olá A Todos

Hoje o Salvador fazia 49 anos..........

Temos todos sentido muito a sua falta, alegria, amizade eu sei lá

Bjs e Abraços

Pedro

Anónimo disse...

hoje já faz 2 anos com o nosso Salvador morreu.

Para nos relembrarmos dele:

“Aos meus Amigos, pede-lhes [Diana] que rezem por mim e que não se esqueçam de tudo de bom – e tambem de mau – que juntos passámos. Foi isso que nos fez crescer”.

Em memória do nosso muito querido Irmão

Salvador Gentil Vaz da Silva
7-12-1961 <> 2-2-2009


Não fiquemos tristes por tê-lo perdido; agradeçamos por tê-lo tido.
S. Agostinho

O Salvador foi um guerreiro de luvas brancas. Para ele, o risco foi parte da vida e a vida uma aposta vertiginosa. Pensou sempre pela sua cabeça, foram altos os seus desígnios. Viveu, numa curta existência, várias vidas. E marcou indelevelmente várias outras. Alcançou alturas sublimes e experimentou quedas abissais. Foi proeminente o lugar que ocupou na roda da temível Fortuna, de quem foi um eleito. Deixa-nos agora cheios de saudades, de admiração e da tentação de ficarmos tristes. Mas evitemos a complacência, que não se aplica. Corações ao alto, que o Salvador foi um guerreiro!
Francisco Vaz da Silva

Mt 5, 1-12
Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele.
Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo:
«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes os que choram, porque serão consolados.
Felizes os mansos, porque possuirão a terra.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»

Textos lidos pelo Padre Tolentino, pelo Francisco e pelo Tio Alberto na missa da encomendação do Salvador.

PV

Teresa disse...

Caro Pedro,

Recordei-me, hoje e muito da "nossa" despedida do seu amigo Salvador.

Estive lá um pouco perdida na medida em que não fazia parte do seu grupo de amigos, apenas era uma estranha a quem o Salvador comoveu e por quem rezava e rezo ainda hoje.

Para mim ele foi uma força inspiradora.

Desculpe, incomodar, neste vosso cantinho, mas...sempre soube dele e sempre achei que não deveria intrometer-me.

Segui a Catedral e penso que talvez se recorde de mim.

Deixo-lhe um abraço e se puder dê notícias.

Teresa (mãe do Pedro)

Branca disse...

Há tanto que não vinha aqui.
A vida não tem sido fácil, mas hoje passo e fico feliz porque o Pedro se lembrou de deixar duas notas importantes e porque vejo a Teresa que muito gostei de conhecer neste dia a que ela se refere, uma Teresa tão doce e jovem, que recordo muitas vezes.
Espero que o seu filho esteja óptimo e a Teresa também.
Tenho andado muito calada porque para escrever também é preciso ânimo, prometo brevemente escrever umas palavrinhas a todos aqueles com quem estou em falta e aos quais peço imensa desculpa.

Beijos
Branca

Anónimo disse...

Cara Teresa

Espero que esteja tudo bem consigo e o seu filho Pedro.

Era o que mais faltava "incomodar" nunca .Estou bem felizmente .

Claro que estamos todos a atravessar uma fase chata ,mas temos de olhar em frente

Branca preocupa-me essa falta de ânimo. Bjs para todos do Pedro

Branca disse...

Obrigada pela preocupação Pedro, acho que o ânimo está a voltar com a Primavera, apesar de estar chuvosa nestes primeiros dias.
Vim cá procurá-lo porque é difícil saber de si, mas acredito que está bem.
Beijinhos para todos.
Branca

Branca disse...

Há tanto tempo que não passava por aqui!

Volto pelo Pedro Ventura, que teve ontem o seu dia de aniversário e apesar de já lhe ter dado os parabéns achei por bem que aqui ficassem registados, neste cantinho de amigos.

Volto também pelo Jorge Henriques, um fiel amigo da Catedral e que nos lia aqui algumas vezes e que está a precisar de ânimo e uma força muito positiva nos dias difíceis que hoje atravessa.

Para todos os amigos, a minha ternura e beijos.

Branca

Branca disse...

E volto de novo hoje, porque ao fazer uma revisão ao meu correio encontrei o caminho para aqui.

Vi as minhas promessas para escrever, mas continuo "preguiçosa", apenas consigo deixar beijos e abraços envoltos na amizade de sempre.

Vossa
Branca